Ouça um Trecho do Livro: O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna

“A cachorra morreu, cumpriu sua sentença, encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo que é vivo, morre.”

O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna

Leitor: Petrônio Santos Costa

Um pouco sobre Ariano Suassuna:

Ariano-SuassunaAriano Vilar Suassuna (João Pessoa, 16 de junho de 1927 — Recife, 23 de julho de 2014) foi um dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro.

Idealizador do Movimento Armorial e autor de obras como Auto da Compadecida e O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.

Foi secretário de Cultura de Pernambuco (1994-1998) e secretário de Assessoria do governador Eduardo Campos até abril de 2014.

Um pouco sobre O Auto da Compadecida:

livro capa auto da compadecidaAuto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi em 1956, em Recife, Pernambuco. Posteriormente houve nova encenação em 1974, com direção de João Cândido.

É um drama do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel,de gênero comédia apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa.

Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresenta também regionalismos pelo fato de a história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá.

Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

A peça foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1969 com o filme A Compadecida.

Um pouco sobre o leitor Petrônio Santos Costa:

petronio santos costaPetrônio, tem 37 anos, é mineiro, graduado em administração e ciências contábeis. Possui pós-graduação em Administração pela FGV e MBA pela FGV. Foi Professor Universitário de Marketing e Gestão de vendas por 5 anos.

Palestrou em varias empresas do Brasil sobre o Tema: “Dê um Show” – Aprenda como um show tem todos os componentes de sucesso para o século XXI – Tempo, Marca e Entretenimento.

Curte ler sobre política! Ama o Brasil. Atualmente largou tudo e está preparando para ser um acadêmico de Medicina.

É possível contatá-lo através de seu perfil no Facebook clicando aqui, ou procurando pelo nome completo.


Leia e envie também o trecho do seu livro favorito para o whatsApp (11) 95331-2459 !

Confira também uma série de títulos separados especialmente para você na Livraria Roveran!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s