“A ideologia, em suma, é uma fórmula política que promete um paraíso terreno à humanidade; mas, de fato, o que a ideologia criou foi uma série de infernos na Terra.”
Política da Prudência – Russell Kirk
Leitor: Matheus Noronha Sturari
Um pouco sobre Russel Kirk:
Russell Kirk (19 de outubro de 1918 – 29 de abril de 1994) foi um filósofo político, historiador, crítico social, crítico literário, e autor literário conhecido pela sua influência no conservadorismo americano durante o século XX.
Seu livro, The Conservative Mind, publicado em 1953, deu forma ao movimento conservador pós-Segunda Guerra Mundial. Na obra é estudado o desenvolvimento do pensamento conservador na tradição anglo-americana, dando especial atenção às idéias de Edmund Burke.
Um pouco sobre o livro Política da Prudência:
Ao longo de toda a carreira, Russel Kirk esteve no meio das controvérsias de sua época. Em A Política da Prudência, Kirk esforça-se por defender uma verdadeira “política prudencial” conservadora em oposição à “política ideológica” fomentada pelos que se tinham identificado como conservadores aliados, incluindo libertários e neoconservadores. Kirk expõe dez princípios, acontecimentos, livros e pensadores que definiram a mentalidade e a alma conservadoras. Também analisa as dificuldades apresentadas aos conservadores pelo aumento da centralização política e econômica, por políticas internacionais imprudentes, pela deterioração educacional e por outros sintomas de decadência cultural. Ao comemorar os vinte anos de lançamento de A Política da Prudência, a editora É Realizações traz, para o público de língua portuguesa, a presente edição crítica e anotada com a apresentação de Alex Catharino, introdução de Mark C. Henrie, e ensaios de Bruce Frohnen, Gerhart Niemeyer e Edward E. Ericson Jr.
Um pouco sobre o leitor Matheus Noronha Sturari:
Matheus tem 21 anos, é natural de São Paulo, foi membro do corpo jurídico do Itaú por um ano e meio, e estudante de direito na FMU.
“Meu sonho é viver em um lugar tranquilo, preferencialmente no interior. Se possível no Brasil, mas um Brasil mudado, não o de hoje, e creio que ainda há tempo de reverter a revolução cultural que vivemos. Me imagino com certa estabilidade econômica, com família em um local seguro e tranquilo, onde possa apreciar pequenas coisas. A preferência é no Brasil, mas países como EUA e alguns nórdicos me chamam bastante atenção.”
É possível contatá-lo através de seu perfil no Facebook clicando aqui, ou procurando pelo nome completo.
Leia e envie também o trecho do seu livro favorito para o whatsApp (11) 95331-2459 !
Confira também uma série de títulos separados especialmente para você na Livraria Roveran!